terça-feira

O "Instituto da Droga e da Toxicodependência" está mesmo muito à frente!

Foi recentemente efectuado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) a cerca de 100 mil alunos em 860 escolas do 3º Ciclo e ensino Secundário, um questionário sobre o consumo de drogas por parte dos jovens. Ao que parece, este inquérito que se realiza de quatro em quatro anos, mostra (à primeira vista) que existe uma real preocupação e emprenho por parte do Governo no estudo e análise de um problema grave, cujo combate é indispensável, pelo que iniciativas deste género são sempre de louvar.

O problema é que desta vez, alguém decidiu inovar. Vai daí(...)

(...) o questionário do IDT pergunta aos alunos, entre outras questões, se o pai ou a mãe se insultam e com que frequência, se o pai impede a mãe de falar em público (e vice-versa) e se o pai obriga a mãe a ter relações sexuais contra a vontade desta.
in Público, 24.01.2007.

Achei muito corajoso!
Principalmente a estupidez das pessoas que decidiram levar esta ideia peregrina de se meterem na vida privada dos pais dos alunos de forma tão... descarada, pensando que eram perguntas perfeitamente naturais e que ninguém se iria importar! Então as alminhas não viram logo o filme todo????

Imaginem: miúdos de 14 e 15 anos, chegam à aula na natural algazarra da idade e a professora diz-lhes para se acalmarem e se sentarem porque vão ter que responder a umas perguntas. Depois de ultrapassado o choque sobre se seria algum teste surpresa, a professora começa distribuir os questionários e conforme ela vai chegando ao final da sala, o burburinho vai aumentando lentamente (estão a ver os alunos a responder a este tipo de perguntas muito sossegadinhos, não estão?). Chegando à pergunta sobre se o pai obriga a mãe a ter relações sexuais contra vontade, o miúdo pensa:"- Eh, pá! Esta agora... eu sei lá... Eu nunca ouvi nada... Mas também não estou lá para ver, né? Olha, vou responder que não!".

Agora pensem: chegado a casa, qual é a primeira coisa que o aluno, preocupado em saber se acertou em todas as questões do seu "teste", faz?? "- Ó mãe, o pai obriga-te a ter relações sexuais?" (eu espero que esta pergunta não tenha sido feita à hora de jantar ou enquanto a mãe ou o pai levam o café à boca.) No dia seguinte, os pais estão na escola para falar com a directora de turma. ISTO NÃO ERA ÓBVIO???

Mas mesmo assim, acho que este tipo de perguntas pode esclarecer imensas coisas sobre o consumo de droga por parte dos jovens... Não sei como, mas de certeza que pode... Perguntem ao IDT...

3 comentários:

Rose disse...

estive a visitar o teu blog e gostei imenso deste post que é recheado de irnonia realmente...li alguns posts, mas este foi o meu favorito.
parabéns pelo blog.

visita o meu***

AL-Finete disse...

Olá Letícia!!

Obrigado pelo teu comentário... E ainda bem que gostaste do blog.
Eu também dei um pulinho ao teu e achei bastante engraçado... Menos as fotos dos "GAJOS"! Oh pá! Tanta foto!! Não leves a mal e eu até percebo, mas eu é mais... bolos! A sério! Mas continua!

Para quem quiser dar uma espreitadela, podem visitar o blog da Letícia que se chama Mar e Rosas.

Fica bem!

AL.

PS - Pelo menos gostamos os dois do Sporting, certo?

Rose disse...

Eu por acaso gosto imenso do sporting, mas não percebi como chegaste a exa conclusão?

***