quarta-feira

O "nosso" Carnaval.

Mais um ano, mais um Carnaval... Pois é! Já se passou. Para grande pena minha, eu que gosto muito do dia de Carnaval, o feriado que não o é! Não, não sou daqueles que vai para a rua desfilar vestido de matrafona (ah! grandes malucos), nem vou para a varanda atirar ovos, farinha, balões com água (ou outras substâncias bastante mais duvidosas) aos carros ou aos transeuntes desprevenidos que passam no passeio lá em baixo.
Já não tenho idade para isso, mas (verdade seja dita) também nunca fui muito de atirar nada a ninguém, não sei se por problemas de consciência (quer por poder estragar a roupa a alguém, quer por poder ser apanhado), se por ser um gajo (demasiado) bem comportadinho ou se por manifesta falta de pontaria crónica (voto mais nesta última!).

Mas o que eu gosto mesmo nesta altura, é dos desfiles de Carnaval "bem tradicionais e tipicamente Portugueses", como vi ser orgulhosa e repetidamente anunciado em todas as reportagens em directo a partir de cada uma das cidades onde havia mais de 15 pessoas a desfilar, e onde as escolas de Samba com a sua musica bem brasileira, os trajes minúsculos, as plumas, os porta-estandartes e os Reis do desfile importados directamente do outro lado do atlântico marcam uma presença quase obrigatória neste nosso jardim à beira-mar plantado.
Gosto daquele contraste todo!
Gosto do contraste entre o calor da música e o frio português desta altura do ano.
Gosto do contraste entre a palidez da pele das meninas e o colorido dos seu trajes exóticos.
Gosto do contraste entre a alegria dos foliões que parecem estar num mundo só seu e a apatia da maioria dos espectadores que mais parecem rezar ao S. Pedro para não lhes largar uma chuvada em cima.
Gosto do contraste entre a pele de galinha dos bracinhos expostos pelos trajes minúsculos e a temperatura que costuma levar muitos Portugueses à Serra da Estrela para brincar na neve nesta altura do ano... Ah! Aqui não há contraste... Pois! Bem! Não se pode ter tudo...

É verdade, gosto muito e divirto-me bastante no Carnaval! Gosto muito de ficar em casa no quentinho do meu sofá a apreciar todo este contraste... E não me chateio nada que lhe chamem "Carnaval". Só não digam que é "tradicional e tipicamente Português", pode ser?

2 comentários:

Ana disse...

Tenho que comentar porque concordo inteiramente contigo!!
Acho triste que num país com tantas tradições e tão diversificadas, se vão adoptando hábitos, que embora de um país que quase todos gostamos, não são nossos.
E realmente com o frio que cá faz nesta altura, podiam ter-se inspirado nas tradiçoões de França, do Reino Unido, mas não, inspiraram-se no país tropical! Muitas gripes se devem apanhar nesta altura!
Viva o Carnaval!!! No quentinho da minha casa!!
Ana

AL-Finete disse...

Hello Ana!
É, não é? Se queriam copiar, podiam ir buscar inspiração às tradições do carnaval de Veneza, que é espectacular...
Mas a verdade é que nem tinhamos que copiar nada. Temos carnavais como o de Torres ou o de Loulé, que conseguem desfiles com temas "nossos", com ideias nossas, com personagens nossas. É só querer!
Mas pronto... Agora só para o ano é que voltamos a ter Samba com títulos como:
"Ai que caloooooooor!" (enquanto chove, claro)
Fica bem.

Cumps,

AL.