segunda-feira

Manuel Pinho, o grande visionário!

O nosso querido e adorado Primeiro-Ministro José Sócrates (vénia), juntamente com uma comitiva de ministros, secretários de estado e empresários (estes levam todos só um pequeno aceno de cabeça colectivo, porque me têm andado a doer as costas), terminou este fim-de-semana uma importante visita à China onde foi aprofundar as relações diplomáticas e económicas entre os dois países... Ok. Parece-me bem...


Entre outras coisas, esta visita ficou marcada pelas declarações do nosso Exmo. Ministro da Economia Manuel Pinho que, na tentativa de mostrar que investir no nosso país era uma atitude muito inteligente veio dizer que (...)

"Portugal é um país competitivo em termos de custos salariais. Os custos salariais são mais baixos do que a média dos países da União Europeia e a pressão para a sua subida é muito menor do que nos países do alargamento".
in Jornal de Notícias, 01.02.2007.

Que excelente forma de promover o país!! Mostrar aos empresários chineses, que quando eles se desenvolverem bastante (porque à taxa de crescimento anual que têm tido, não faltarão muitos anos para ultrapassar os nossos amigos americanos), como Portugal tem (e pelos vistos vai continuar a ter) baixos salários, quando for muito caro produzir na China, venham para cá que nós ainda continuaremos vaidosamente na cauda da Europa e além da mão-de-obra barata, teremos um extraordinário prazer em substituir aquela frase que vem na parte de baixo de 90% de tudo o que usamos no nosso dia-a-dia, por um orgulhoso "Made in Portugal". Os sindicatos, que segundo Manuel Pinho são uma "força de atraso", é que não gostaram muito... Vá-se lá saber porquê... Nunca estão contentes com nada estes sindicalistas!

Mas as palavras de Manuel Pinho não servem só para isto. A visão deste homem não tem limites! Parece que não, mas esta é, acima de tudo, mais uma elaborada manobra para tentar controlar a entrada de imigrantes no nosso país. Sim, porque a partir de agora, qualquer chinês (que não seja um empresário em busca de mão-de-obra barata, claro) que se lembre de imitar a Linda de Suza, pegar na sua mala de cartão e dar um saltinho até cá, vai ficar a pensar que se é para fechar as lojas e os restaurantes 3 meses depois de abrir porque os Portugueses não têm o mínimo poder de compra e é mesmo verdade que nos próximos tempos não vai haver grandes melhorias, então é preferível tentar a sorte num país bem mais desenvolvido como a Roménia ou a República Checa, ou então ficar na mesma lá pela China, porque pelo menos assim não têm que levar com o Tony Carreira ou com o filho!
Já pensaram bem? É que se 0,01% da população chinesa se lembra de imigrar para Portugal, são só mais 1,3 milhões de chineses neste jardim à beira mar plantado... Este ministro pensa em tudo!!

Sem comentários: